Sol, fonte maior de energia!


Postado em 07/nov/2017

A radiação solar é fonte primária de energia para os processos biológicos e meteorológicos que ocorrem na superfície terrestre. Quase todas as fontes de energia – hidráulica, biomassa, eólica, combustíveis fósseis e energia dos oceanos – são formas indiretas de energia solar.

É a partir da energia do Sol que se dá a evaporação, origem do ciclo das águas que possibilita o represamento e a consequente geração de eletricidade (hidroeletricidade).

 

A radiação solar também induz a circulação atmosférica em larga escala, provocando os ventos. Assim, também a energia eólica é uma forma indireta de manifestação da energia solar, já que os ventos se formam a partir da conversão da radiação solar em energia cinética, em função de um balanço diferenciado nas diferentes latitudes entre a radiação solar incidente e a radiação terrestre emitida.

Petróleo, carvão e gás natural foram gerados a partir de resíduos de plantas e animais que originalmente obtiveram do recurso solar a energia necessária ao seu desenvolvimento.

É também através da energia do Sol que a matéria orgânica, como a cana-de-açúcar, realiza a fotossíntese e se desenvolve para, posteriormente, ser transformada em combustível nas usinas.

Silício, segundo elemento mais abundante da Terra – 26 a 28% da crosta terrestre é formada por silício – é o principal componente das placas fotovoltaicas. Essas placas, quando projetadas corretamente, são capazes de gerar corrente elétrica de maneira limpa, silenciosa e em harmonia com a natureza.

A máxima energia elétrica gerada por um sistema fotovoltaico depende diretamente da irradiação solar incidente em seus painéis fotovoltaicos, portanto a modelagem deste componente assume papel central na modelagem de sistemas fotovoltaicos.

No sistema de geração fotovoltaico o investimento para análise de viabilidade é fundamentado através da previsão quantitativa da energia gerada, a qual depende de diversos fatores, desde a localização geográfica até a tecnologia de painéis utilizada.

Considerando todas estas variáveis, modelos de desempenho com auxílio de recursos computacionais são utilizados para estimar a potência gerada pelos sistemas fotovoltaicos.

Quer saber mais? A Azulare é especialista neste assunto!

Mais artigos:

Consumidores pagarão R$ 16 bi por subsídios da conta de luz

Foi decidido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira, 19/12/17,  que os consumidores de energia pagarão R$ 16 bilhões a mais nas contas de luz em 2018 para cobrir os custos com subsídios do setor elétrico. Esse valor representa um aumento de 22,71% em relação ao valor pago pelos consumidores de energia em 2017: […]

Leia mais

Promoção de aniversário!

No primeiro aniversário da Azulare, queremos agradecer a todos os amigos, clientes, parceiros e fornecedores que nos ajudam a realizar o nosso propósito de impulsionar a sintonia entre as pessoas e o planeta! Acreditamos verdadeiramente que podemos consumir os recursos naturais de forma a preservá-los para as gerações futuras, gerando o mínimo de impacto ambiental […]

Leia mais

Energia solar rende mais que renda fixa

Muito tem se falado na mídia sobre os benefícios da energia solar, sejam estes estratégicos, ambientais ou financeiros. Nós da Azulare somos entusiastas de soluções que impulsionem a sintonia das pessoas com o planeta e, quando elas são economicamente vantajosas, cria-se o cenário perfeito! Analisando as diversas opções de renda fixa disponíveis no mercado brasileiro, […]

Leia mais

Sol, fonte maior de energia!

A radiação solar é fonte primária de energia para os processos biológicos e meteorológicos que ocorrem na superfície terrestre. Quase todas as fontes de energia – hidráulica, biomassa, eólica, combustíveis fósseis e energia dos oceanos – são formas indiretas de energia solar. É a partir da energia do Sol que se dá a evaporação, origem […]

Leia mais